Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi

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Tudo sobre Qualidade do HCSPL

O plano de qualidade do HCSPL abrange um conjunto de ações para promover o contínuo aprimoramento de todos os serviços realizados pela instituição. 

A área de qualidade monitora sistematicamente os riscos à segurança de pacientes, visitantes e colaboradores. Quando é identificado algo que não está de acordo com os padrões de excelência estabelecidos, rapidamente são propostas melhorias. 

A permanente busca pela qualidade e segurança de todos dentro da instituição garante inovação e qualidade em todos os processos. Graças ao empenho da equipe multidisciplinar, os projetos de qualidade envolvem todos os setores e engloba alguns projetos como: Programa 5s, Certificação ONA, Planejamento estratégico Anual, reuniões semanais de qualidade e gestão. 

O HCSPL preconiza as diretrizes de segurança do paciente, sendo elas:

1- Identificar corretamente o paciente 
2- Melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde.
3- Melhorar a segurança na precisão, no uso e na administração de medicamentos.
4- Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos.
5- Higienizar as mãos para evitar infecções. 
6- Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão. Pesquisa de Satisfação 

Realizada permanentemente e avaliada mensalmente, a pesquisa de satisfação do usuário é respondida pelos clientes e tem papel fundamental nos atendimentos prestados. 

Entender as percepções dos clientes, promover melhorias e zelar pela qualidade no atendimento é um compromisso que a instituição assume todos os dias. 

Sistema de Gestão. 

Informatizar 100% dos seus processos é um dos objetivos da administração em parceria com o setor de Tecnologia. Quanto mais informatizado, eletrônico e sistematizado, menor é o retrabalho e chance de erros. Na busca de inovações e sistematização dos processos, o HCSPL tem firme parceira com dezenas de desenvolvedoras de Software especializadas na área da saúde. É o caso da SALUX (www.salux.com.br), responsável pelo ERP do complexo hospitalar, abrangendo grande parte dos processos, desde a gestão do paciente até o faturamento. Para o gerenciamento de manutenções preditivas e corretivas, o software SIGMA é utilizado. Soluções do Google são disponibilizadas para agilizar processos, assim como gerenciamento interno de e-mail ZIMBRA, através da empresa All Connection (www.allconnection.com.br) 

Campanha de Lavagem das mãos.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar realiza treinamentos anuais, cria campanhas e incentiva a correta higienização das mãos com a participação de todos os colaboradores. Todos os anos, a campanha é realizada com treinamentos práticos e teóricos in loco. 

Indicadores de Gestão 

Mapear processos e localizar problemas é parte da contínua melhoria de qualquer instituição. Neste sentido o HCSPL conta com uma série de indicadores assistenciais e gerenciais para mapear a situação dos processos. 

Pesquisa de Clima Organizacional.

Manter colaboradores incentivados e felizes é essencial para que o atendimento ao cliente seja o melhor possível. O HCSPL promove anualmente a pesquisa de clima organizacional, permitindo seus colaboradores a expor suas ideias e críticas como forma de melhorar o ambiente de trabalho e o atendimento ao paciente. A pesquisa também avalia aspectos de qualidade de vida de seus colaboradores. 

Segurança do Trabalho.

Conforme regulamentação da Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 – Norma Regulamentadora 4, e pelo artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o HCSPL dispõe de SESMT e CIPA, composto por um técnico em segurança do trabalho, que tem como função principal promover a segurança e o bem estar aos funcionários e à todos os que necessitam de atendimento dentro do estabelecimento. O SESMT do HCSPL é responsável por realizar inspeções diárias nos locais de trabalho, fazer o controle dos resíduos produzidos, agendar os exames referentes à Medicina do Trabalho, analisar e avaliar riscos com exposição contínua ou eventual do trabalhador, acompanhar atividades desenvolvidas por empresas terceirizadas, ministrar treinamentos de segurança, orientar e acompanhar acidentes de trabalho ocorridos, fornecendo parecer técnico.