O Pronto Socorro do HCSPL utiliza o Protocolo de Classificação de Risco, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, para acolher os usuários. Esse protocolo permite classificar os casos por prioridade, garantindo um atendimento humanizado e igualitário.
A classificação de risco é um processo sonoro que identifica pacientes que são especialmente graves no atendimento hospitalar com base sem potencial de risco, graves à saúde ou grau de sofrimento. A triagem é realizada por uma enfermeira, que, após avaliar o paciente, coloca uma pulseira de identificação com a cor correspondente à sua classificação. Isso garante que os casos mais urgentes sejam atendidos rapidamente.
Emergência (pulseira vermelha) - Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte - Atendimento imediato
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Parada cardiorrespiratória;
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Sinais de infarto agudo do miocárdio;
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Traumas graves (fratura exposta, TCE grave, atropelamento);
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Hemorragia ativa e intensa;
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Queimaduras extensas e profundas;
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Entre outros.
Urgência (pulseira amarela) - Caso de gravidade moderada, necessidade de atendimento médico, sem risco imediato - Atendimento em até 1 hora
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Trauma moderado (fraturas, luxações); TCE sem perda de consciência;
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Gestantes sintomáticas;
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Alteração aguda do estado mental;
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Insuficiência respiratória com início recente;
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Dor de cabeça associada com alteração do estado mental;
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Febre igual ou mais que 38,5•C sintomática;
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Entre outros.
Pouca Urgência (pulseira verde) - Caso de baixa gravidade, necessidade de atendimento médico e pouco risco de agravo - Atendimento em até 2 horas
Não Urgência (pulseira azul) - Caso sem gravidade e sem risco de agravo - Atendimento em até 4 horas
O Pronto Socorro do HCSPL não oferece os seguintes serviços:
- Troca de receitas;
- Check-ups;
- Testes de gravidez;
- Busca de pacientes para consultas;
- Exames pré-admissionais para trabalho;
- Antecipação de consultas ambulatoriais;
- Encaminhamentos para especialidades;
- Troca de pedidos de exame (RX, ultrassonografia, tomografia etc.);
- Troca de sondas;
- Retirada de pontos;
- Troca de curativos em dias de semana.
Atenção: O serviço de Pronto Socorro não fornece atestado médico, apenas um documento que comprova o atendimento.